Prefeitura Municipal de Campina das Missões

Prefeitura Municipal de Campina das Missões ▫️ Divulgação de informações oficiais, serviços e atos de interesse público.
▫️Compromisso com transparência, clareza e comunicação responsável!

Nossos contatos:
[email protected]
📞 (55) 2211-0440 e (55) 2211-0441 Histórico:
A colonização do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e mais precisamente da região que atualmente compreende a microrregião do Grande Santa Rosa, integrou o plano político do então Governador Borges de Medeiros que, promovendo a criação de novas colônias, objetivava a ocupação definiti

va do Estado. A preocupação do Governo era de impedir a formação de grupos da mesma etnia que conservassem em seu seio os padrões culturais do país de origem, o que representava um empecilho à integração. Aliado a essa razão, verificou-se concomitantemente o esgotamento das fronteiras agrícolas das antigas zonas de colonização do Estado. Essas, portadoras de características próprias da colonização européia, com predomínio da pequena propriedade, em função da proliferação dos descendentes, estavam no final do século passado, horizontalmente ocupadas, fazendo com que a busca de novas fronteiras agrícolas se impusesse como solução irremediável. A constatação de que as terras localizadas ao Norte do Rio Comandaí estavam sendo ocupadas desordenadamente por levas de imigrantes oriundos de novas colônias, como a de Serro Azul, levou o Governo Estadual, a idealizar a colonização da região. Após a medição oficial, a conceituação e o registro legal dessas terras nos anais do Governo do Estado. Por volta do ano de 1909, um verdejante descampado rodeado de mata virgem, imediatamente chamado "CAMPINA", recebia sua primeira construção, destinada a servir de Centro Administrativo e coordenação da imigração. Propalado no país e no exterior com promessas paradisíacas anunciadas pela palavra milagrosa dos agentes, o projeto de colonização da região chamou a atenção, primeiramente dos eslavos que, sedentos de riquezas, abandonaram suas aldeias e lavouras e, em levas, foram em busca da terra prometida. Mas ao invés das riquezas prometidas, encontraram a rudeza do clima, a selva agreste e a necessidade de colonizar e cultivar terras estranhas, com matas virgens a que não estavam habituados. Muitos nem sequer conheciam os rudimentares princípios do cultivo da terra, uma vez que, em sua pátria-mãe estavam acostumados a outras atividades e profissões. Provindos, em sua maioria de regiões de clima frio, o clima tropical e o meio agreste constituíam mudanças muito bruscas, fazendo com que poucos conseguissem se adaptar a nova realidade. As doenças, a falta de recursos, as dificuldades para dominar a natureza em estado primitivo, exigindo a derrubada das matas, constituíam-se em adversidades que fizeram esmorecer a força dos pioneiros e foram os responsáveis pela frustração quase total dessa primeira tentativa de colonização programada. A grande maioria desses pioneiros, quando possuía recursos ou quando os conseguia através da venda de suas terras a imigrantes alemães vindos em número cada vez maior das "Colônias Velhas", abandonou a região emigrando para a vizinha República Argentina ou retornando à Pátria de origem. Os menos afortunados, sem condições de abandonar a região, permaneceram circundados pelos novos colonos que, de pronto, com seus costumes, suas tradições e formas de produção, não só divergentes mas até antagônicas, impuseram um novo padrão cultural, determinando e imprimindo as marcas germânicas na novel colônia. Os têutos, já ambientados com a dureza da colonização experimentada na "Colônia Velha" donde vieram, tiveram maiores chances de êxito pois que, além dos víveres essenciais à sobrevivência, faziam-se acompanhar de sementes e mudas de plantações, ferramentas para o trabalho, roupas e equipamentos domésticos. Chegados ao destino, instalavam-se em modestas casas construídas às pressas e começavam a desbravar o universo virgem que os circundava. A partir daí o incipiente núcleo passou a crescer com relativa rapidez. Os primeiros casebres foram dando lugar a casas de madeira, artesanalmente acabadas. A par da infra-estrutura que o colono implantava em sua propriedade, celeremente foi surgindo também um pequeno centro. Inicialmente surgiram dois núcleos: um onde hoje se localiza a Esquina Campina e outro no atual centro urbano. O advento de cada vez mais colonizadores alemães imprimiu um ritmo tão acelerado no desenvolvimento de Campina que, transcorrida não bem meia década, isto é, em 1919, tornou-se sede própria e no ano subsequente, foi elevada à categoria de 9º Distrito de Santo Angelo. Bem antes a sede já dispunha de diversas pequenas indústrias como serraria, moinho, selaria, cervejaria, fábrica de refrigerantes, atafona, alambique, curtume, sapataria, além de casas comerciais, salão de baile, cartório, ou seja, o essencial para crescer cada vez mais. Ao ser elevada a distrito, a localidade já dispunha de ligação telefônica com Santo Angelo, energia elétrica na sede, departamento de Correios e Telégrafos e Cartório Distrital. Na colônia as matas davam lugar a lavouras cada vez maiores, cultivando- se além dos produtos de subsistência, alimentos necessários a criação de animais, especialmente suínos para o abate. Os excedentes, principalmente a banha extraída dos suínos, eram escoadas por precárias rodovias, em veículos de tração animal e comercializados em Santo Angelo e Ijuí. Com a emancipação política do Município de Santa Rosa em 1931, Campina passou a figurar como 5º Distrito da nova Comuna. Destacava-se como um dos Distritos mais populosos e ricos. Possuía uma boa rede de estradas e o comércio e a indústria estavam em pleno florescimento. A agricultura assegurava altos índices de produtividade, destacando-se o milho, a mandioca, o fumo, a batata, a alfafa, a cana-de-açucar além da criação de suínos, gado e aves. Ao longo dos anos de subordinação político-administrativa, o Distrito de Campina, apesar de sua pujança, ficou no esquecimento. As rodovias, sempre em estado precaríssimo e os investimentos cada vez mais escassos, cansaram o povo. Surgiu então a idéia de emancipação. Constituiu-se uma Comissão e deu-se início a uma acirrada campanha coroada de êxito em 25 de agosto de 1963, quando, em plebiscito, o povo proclamou a independência. A 09 de outubro de 1963, pela Lei nº 4.580, foi criado e em 25 de janeiro de 1964 foi instalado o Município de Campina das Missões.

28/05/2026
Esporte | ⚽️
22/05/2026

Esporte | ⚽️

De 25 a 29 de Maio, acontece a Semana do MEI 2026, promovida pelo Sebrae RS, com uma programação 100% online e gratuita ...
22/05/2026

De 25 a 29 de Maio, acontece a Semana do MEI 2026, promovida pelo Sebrae RS, com uma programação 100% online e gratuita voltada aos Microempreendedores Individuais.

Essa é uma excelente oportunidade para fortalecer os atendimentos e aproximar ainda mais os empreendedores a Sala do Empreendedor.

💻 Evento online e gratuito
🔗 Inscrições: Semana do MEI Sebrae RS https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/semana-do-mei-2026/

Representantes de Campina das Missões participam da Marcha dos Prefeitos em BrasíliaO vice-prefeito Valdir Henz e veread...
20/05/2026

Representantes de Campina das Missões participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília

O vice-prefeito Valdir Henz e vereadores de Campina das Missões estão participando da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um dos maiores eventos municipalistas do país, que reúne gestores públicos, lideranças e representantes municipais para debater pautas essenciais voltadas ao fortalecimento dos municípios brasileiros.

A participação no evento tem como objetivo buscar conhecimento, trocar experiências e acompanhar discussões importantes sobre investimentos, desenvolvimento regional, gestão pública, saúde, educação e demais políticas que impactam diretamente os municípios.

Além da programação da Marcha, ontem à tarde a comitiva realizou visita ao plenário da Câmara dos Deputados e também ao Senado Federal, acompanhando de perto o funcionamento do Legislativo nacional e fortalecendo o diálogo institucional em busca de oportunidades e avanços para Campina das Missões.

A presença dos representantes do município em Brasília reforça o compromisso com o desenvolvimento local, a busca por melhorias e o fortalecimento de ações que beneficiem toda a comunidade campinense.

Membros do Comitê Intersetorial da Primeira Infância são empossados em Campina das MissõesNa manhã desta terça-feira, 20...
20/05/2026

Membros do Comitê Intersetorial da Primeira Infância são empossados em Campina das Missões

Na manhã desta terça-feira, 20 de maio, foram empossados os membros que passam a compor o Comitê Intersetorial da Primeira Infância, conforme estabelecido pela Portaria nº 243/2026.

A constituição e posse do Comitê representam um importante avanço e consolidam o compromisso da Administração Municipal com a promoção e garantia dos direitos das crianças de 0 a 6 anos, fortalecendo a atuação integrada entre as políticas públicas de Assistência Social, Educação e Saúde.

O Comitê Intersetorial tem como principal objetivo promover o desenvolvimento integral da primeira infância, por meio da articulação entre diferentes secretarias e setores, evitando ações isoladas e ampliando a efetividade das políticas públicas voltadas à infância.

Entre suas atribuições, o grupo conta com representantes do poder público que atuarão na elaboração, acompanhamento e monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), instrumento estratégico com validade decenal e voltado ao planejamento de ações e metas para o cuidado e proteção das crianças.

Além disso, o Comitê terá papel fundamental no mapeamento das necessidades locais, na gestão de recursos, na proposição de novas estratégias de proteção e no acompanhamento de indicadores sociais relacionados à infância, contribuindo para uma atuação mais eficiente, humanizada e integrada.

A iniciativa reforça o compromisso do município com a construção de políticas públicas que promovam o cuidado, o desenvolvimento e a garantia de direitos das crianças, reconhecendo a primeira infância como uma fase essencial para o desenvolvimento humano e social.

MÃE GAÚCHA O programa busca atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, com int...
20/05/2026

MÃE GAÚCHA
O programa busca atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, com intuito de fortalecer vínculos entre a mãe e o bebê por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida. Dessa forma, promove o acolhimento e bem-estar, trazendo mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mães.
O Mãe Gaúcha contemplará gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, que residam nos municípios que aderirem ao edital.
As beneficiárias devem:
• estar com o pré-natal em dia
• ser inscritas no Cadastro Único
• receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa ou ainda as que recebem 50% do valor do benefício federal, conforme as regras do PBF
• Gestantes com menos de 28 semanas já podem ser contempladas, desde que tenham completado pelo menos 12 semanas de gestação e estejam em acompanhamento pré-natal regular.
• Gestantes sem Bolsa Família, mas com inscrição ativa no Cadastro Único e em processo de análise, poderão ser incluídas mediante comprovação da vulnerabilidade por meio de parecer social de assistente social.
• Casos excepcionais (como gestantes em situação de calamidade pública, privações institucionais ou perdas causadas por eventos climáticos) poderão ser analisados individualmente mediante parecer social.
• Gestantes que recebem 50% do valor do Bolsa Família a que a família faz jus por 12 meses, conforme as regras do programa.
• Como receber: Procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo em seu município para realizar o cadastro e verificar a disponibilidade.

20/05/2026

Médico da UBS orienta população sobre prevenção de doenças respiratórias no período de baixas temperaturas!

Com a chegada das baixas temperaturas e o aumento da circulação de vírus respiratórios, a Prefeitura Municipal de Campina das Missões, por meio da área da saúde, reforça orientações importantes à população sobre a prevenção de doenças respiratórias e os cuidados necessários neste período.

Em orientação repassada por médico da Unidade Básica de Saúde (UBS), foi destacado que durante os meses mais frios há aumento na incidência de doenças respiratórias como influenza (gripe), resfriados, bronquites, sinusites e agravamento de quadros como asma e outras infecções respiratórias, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com imunidade reduzida.

Entre as principais recomendações estão:

Manter os ambientes arejados, mesmo em dias frios;
Higienizar as mãos com frequência;
Evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais;
Manter boa hidratação e alimentação equilibrada;
Evitar exposição prolongada ou brusca ao frio;
Procurar atendimento médico em casos de febre persistente, falta de ar, tosse intensa ou agravamento dos sintomas.

Outro ponto reforçado é a importância da vacinação contra a influenza, considerada uma das principais medidas de prevenção para reduzir complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente em grupos prioritários. Manter a carteira de vacinação atualizada contribui para a proteção individual e coletiva.

A Assessora de Imprensa Letícia esteve entrevistando o Dr. Sandro que trouxe informações bem importantes sobre o assunto.

A Administração Municipal reforça o compromisso com a promoção da saúde e orienta a população a buscar informações e atendimento junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) sempre que necessário.

20/05/2026

Dia Mundial do Leite será celebrado com programação especial em Três de Maio e apoio para transporte de participantes de Campina das Missões

No dia 1º de junho de 2026, o município de Três de Maio/RS sediará uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Leite, no Parque de Exposições Germano Dockhorn, reunindo produtores, lideranças, especialistas e entidades ligadas ao setor leiteiro.

O evento contará com uma programação diversificada, incluindo recepção com lácteos, abertura oficial, lançamento de concurso, painéis temáticos sobre o futuro do setor leiteiro, sucessão familiar, desenvolvimento da cadeia produtiva e lançamento da programação da Expo Terneira 2026.

A iniciativa busca fortalecer o debate sobre inovação, sustentabilidade, sucessão no campo e o protagonismo do leite na economia regional, reunindo importantes nomes e instituições ligadas ao agronegócio.

A Secretaria de Agricultura de Campina das Missões informa que o município poderá disponibilizar van para transporte dos participantes, caso haja número suficiente de interessados.

As inscrições seguem até o dia 27 de maio, e os interessados devem realizar sua inscrição através do link oficial do evento:

https://forms.gle/ksugqrpPtzMGc8sy8

Além disso, quem tiver interesse no transporte disponibilizado pelo município deve informar seu nome junto à Secretaria de Agricultura, pelo telefone fixo (55) 2211-0446.

O evento é gratuito e representa uma importante oportunidade para troca de conhecimento, fortalecimento do setor leiteiro e integração entre produtores, entidades e comunidade regional.

Endereço

Avenida Santa Teresa, 821
Centro
98975-000

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 11:30
13:30 - 17:30
Terça-feira 07:30 - 11:30
13:30 - 17:30
Quarta-feira 07:30 - 11:30
13:30 - 17:30
Quinta-feira 07:30 - 11:30
13:30 - 17:30
Sexta-feira 07:30 - 11:30
13:30 - 17:30

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Prefeitura Municipal de Campina das Missões posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com A Organização

Envie uma mensagem para Prefeitura Municipal de Campina das Missões:

Compartilhar