Secundas do Cristóvão em luta

Secundas do Cristóvão em luta Meio de comunicação do grupo de estudantes do Cristóvão que se mobiliza em defesa de uma educaç ORGANIZAR E RESISTIR! AVANTE NA LUTA PELA EDUCAÇÃO POPULAR!

MANIFESTO DOS ESTUDANTES

As ocupações de escola no Rio Grande do Sul arrancaram importantes conquistas para o movimento como repasse de verbas e reformas para algumas escolas, mas entendemos que ainda há muito a ser feito. Não consideramos o adiamento da votação do Projeto de Lei 44/2016 uma vitória, mas sim uma manobra política do governador para aprovar esse projeto mais tarde, já que agora um

amplo setor da sociedade o vê negativamente pois sabe que sua aprovação pode representar o fim da escola pública no estado. Se votado no ano que vem pode passar sem resistência alguma, por isso continuamos exigindo a retirada imediata do PL/44, assim como do PL/190 que é um verdadeiro atentado contra a liberdade de expressão e a democracia praticamente inexistente dentro das escolas. Mesmo com a volta da rotina fabril na escola, mantivemos o debate sobre como manter a luta organizada pelas reivindicações que ainda estão de pé, bem como manter o debate sobre o modelo de educação que queremos. Dessa forma chegamos à conclusão de que é necessário um organismo de luta permanente e organizado pelas bases estudantis, com representantes eleitos em cada escola, para que possamos avançar em unidade rumo a uma grande mobilização que faça retroceder os projetos neoliberais de Sartori para a educação. Convidamos os estudantes de luta das demais escolas da cidade e se somarem conosco na construção desse organismo de mobilização, da mesma forma que propomos um forte diálogo entre as massas de estudantes sobre o modelo de educação pelo qual lutamos, pois atualmente as lutas travadas pelos estudantes nacionalmente são enterradas por entidades como a UBES, ligada a partidos políticos e que usa dos movimentos independentes para benefício desses partidos, como tentou fazer com as ocupações em São Paulo e fez com as ocupações do Rio Grande do Sul, no acordão assinado com Sartori garantindo a desocupação das escolas mesmo sem as exigências do movimento serem atendidas. Para além das pautas mínimas como a retirada dos PLs e as reformas das escolas, queremos lutar por outro modelo de educação, que seja voltado às necessidades da sociedade e do pleno desenvolvimento de cada indivíduo, algo totalmente oposto à forma de ensino que temos hoje, fabril e mecanizada, que nos alinha em filas e nos obriga a decorar fórmulas para quando sairmos da escola sermos boas mãos de obra para o mercado de trabalho. A sociedade capitalista orbita no capital e a educação serve para nos ensinar a produzi-lo, por isso entendemos que uma real transformação nas estruturas educacionais somente será possível a partir da construção de outro modelo de sociedade, voltada para os mesmos princípios da educação que queremos: Do povo e para o povo!

Endereço

Cristóvão De Mendoza
Caxias Do Sul, RS

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Secundas do Cristóvão em luta posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar