18/06/2021
A campanha do junho laranja alerta a população sobre duas doenças que afetam o sangue: a anemia e a leucemia.
Anemia
Vários fatores podem causar a doença como a falta de nutrientes como ferro, vitaminas, ácido fólico, etc... ou pela falha da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea. Os sintomas da anemia são: fraqueza, dificuldade de concentração, queda de cabelo, falta de ar e sonolência.
Leucemia
A leucemia é um dos principais tipos de câncer de sangue. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que cerca de 10 mil novos casos das doenças são registrados por ano. Os principais sintomas são: anemia, infecções frequentes, sangramento das gengivas e pelo nariz, manchas roxas, perda de peso, dores nos ossos e nas articulações.
A detecção precoce da doença possibilita a maior chance de tratamento.
Fique atento aos sinais. Previna-se!
: Card com fundo cinza escrito: Junho Laranja. Mês de combate a anemia e a leucemia. Aparece o laço laranja símbolo de alerta do controle de doenças.