29/05/2026
SIC DETÉM CIDADÃO POR VANDALIZAÇÃO DO CENTRO MÉDICO DO BAIRRO CHINGO NO SUMBE
O Serviço de Investigação Criminal na província do Cuanza-Sul, município do Sumbe, procedeu, nesta quarta-feira, 27 de Maio de 2026, à detenção de um cidadão nacional, acusado de vandalizar o Centro Médico do Bairro Chingo, causando danos à porta principal e a outros bens da referida unidade sanitária.
O facto ocorreu por volta das 23h00, no Bairro Chingo, quando o suspeito em companhia de comparsas em fuga tentaram assaltar um cidadão nacional de 26 anos de idade, que circulava na via pública. Perante a resistência da vítima, um dos implicados desferiu-lhe um golpe de faca no membro superior, provocando-lhe ferimentos.
Na sequência, a vítima foi socorrida ao Centro Médico do Bairro Chingo para receber assistência médica. Entretanto, os suspeitos, apercebendo-se de que a vítima se encontrava na unidade hospitalar, deslocaram-se ao local munidos de objectos de arremesso e arma branca (faca), tendo vandalizado a porta principal e invadido as instalações.
Face à ocorrência, as forças do SIC foram accionadas e acorreram prontamente ao local, tendo culminado com a detenção de um dos envolvidos, enquanto decorrem diligências para a localização e captura dos restantes integrantes do grupo.