10/05/2026
𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐀𝐂𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋, 𝐅𝐀𝐌𝐈́𝐋𝐈𝐀 𝐄 𝐈𝐆𝐔𝐀𝐋𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐆𝐄́𝐍𝐄𝐑𝐎, 𝐏𝐑𝐎𝐌𝐎𝐕𝐄 𝐑𝐄𝐅𝐋𝐄𝐗𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐎 𝐁𝐄𝐌-𝐄𝐒𝐓𝐀𝐑 𝐅𝐀𝐌𝐈𝐋𝐈𝐀𝐑 𝐄 𝐈𝐍𝐅𝐀𝐍𝐓𝐈𝐋 𝐍𝐎 𝐁𝐈𝐄́
No quadro das acções voltadas ao fortalecimento das famílias e promoção da inclusão social, o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género do Bié promoveu na última Sexta-feira, 8 de Maio, na cidade do Cuito, a 27ª Sessão do Conselho Provincial da Família, decorrida no Auditório do Instituto Politécnico “Eng.° Andrade Adolfo”, sob o lema “Família, Desigualdades e Bem-Estar Infantil”.
A sessão foi presidida pela Vice-governadora Para o Sector Político, Social e Económico, Alcida Camateli Sandumbo, em representação da Governadora Provincial do Bié, Celeste Elavoco David Adolfo, e reuniu membros do Executivo, entidades religiosas, especialistas de diferentes sectores e representantes da sociedade civil para uma análise conjunta dos principais desafios que afectam as famílias.
Na ocasião, a Administradora Municipal do Cuito, Ângela Ucueianga, considerou a realização do encontro uma demonstração do compromisso das instituições com a valorização da família enquanto principal base de equilíbrio social, convivência harmoniosa e preservação dos valores morais e culturais.
Ao apresentar os objectivos do certame, a Directora do Gabinete Provincial do referido Gabinete Provincial, Dra. Marcelina Nachiuca Capenda, referiu que o encontro serve para promover uma reflexão participativa sobre os impactos das desigualdades sociais no seio familiar, bem como incentivar o reforço de políticas públicas direccionadas à protecção da criança e ao fortalecimento das famílias.
Durante o acto de abertura, a Vice-governadora reafirmou a aposta contínua do Governo Provincial na implementação de medidas sociais capazes de garantir maior protecção às famílias em situação de vulnerabilidade, com especial atenção às crianças, mulheres e jovens.
O encontro contou ainda com a realização de dois painéis temáticos voltados à análise das transformações sociais e dos novos desafios ligados ao bem-estar familiar. As sessões foram moderadas pelas Directoras do Gabinete Provincial do Ambiente, Josefina Massoxi, e do Gabinete Jurídico, Cecília Mango, reunindo especialistas de vários domínios da administração pública, saúde, educação, assistência social e organizações comunitárias.
A província do Bié prepara-se agora para participar na 27ª Sessão do Conselho Nacional da Família, agendada para os dias 15 e 16 de Maio, na província do Namibe.
Bié, Mais que uma Província, uma Paixão.
𝐆𝐀𝐁𝐈𝐍𝐄𝐓𝐄 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐀 𝐀𝐂𝐂̧𝐀̃𝐎 𝐒𝐎𝐂𝐈𝐀𝐋, 𝐅𝐀𝐌𝐈́𝐋𝐈𝐀 𝐄 𝐈𝐆𝐔𝐀𝐋𝐃𝐀𝐃𝐄 𝐃𝐎 𝐆𝐄́𝐍𝐄𝐑𝐎 𝐃𝐎 𝐁𝐈𝐄́.