Gabinete da Açcão Social, Familia e Igualdade do Género / Benguela

Gabinete  da Açcão Social, Familia e Igualdade do Género / Benguela Informações para nos contactar, mapa e direções, formulário para nos contactar, horário de funcionamento, serviços, classificações, fotos, vídeos e anúncios de Gabinete da Açcão Social, Familia e Igualdade do Género / Benguela, Organização governamental, Benguela.

01/05/2025

JUNTOS VENCEREMOS A CÓLERA!

MASFAMU CAPACITA QUADROS DO SECTOR EM BENGUELA O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher  (MASFAMU), pr...
16/04/2025

MASFAMU CAPACITA QUADROS DO SECTOR EM BENGUELA

O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), promove desde hoje (16/04), uma acção formativa para directores municipais e técnicos do sector de Benguela.

O encontro metodológico e esforço da capacidade institucional da equipa técnica local, terá a duração de dois dias, cuja abertura coube a Secretária de Estado do MASFAMU, Adila Maimona.

A responsável salientou que, a acção formativa tem como objectivo prevenir a proliferação da cólera nas comunidades por meio da acção de sensibilização que promovam a mudança de comportamento e práticas preventivas, além do reforço a alimentação das famílias afectadas e dos equipamentos sociais, nomeadamente centros e lares de acolhimento de crianças e idosos em Benguela.

Adila Maimona comentou que, o seminário fortalecerá o ajuste e o controle dos casos em todo o território, com base em evidências e respostas sociais práticas, visando a transversalidade das acções com o objectivo de incluir todos.

Mostrou-se confiante de que os conteúdos absorvidos durante os dois dias úteis contribuirão para a melhoria das acções em favor das famílias locais e reforce o sistema de informação e gestão da acção social, agregado valor ao sistema de protecção social da província de Benguela.

Por sua vez, a Vice-governadora para Sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco, disse que a província de Benguela vive um momento
de grande atenção que precisa a participação de todos para a sensibilização da sociedade em geral.

Cátia Cátia Cachuco frisou que, a cólera é uma doença comunitária e fundamentalmente dependente do comportamento das pessoas nas comunidades, desde os pressupostos de observação da higiene com rigor e os relacionados com a alimentação.

Participam do encontro, membros do Governo, entidades tradicionais e relegiosa, directores municipais e técnicos de Acção Social da província de Benguela.

𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈́𝐏𝐈𝐎 𝐃𝐎 𝐃𝐎𝐌𝐁𝐄 𝐆𝐑𝐀𝐍𝐃𝐄 𝐀𝐂𝐎𝐋𝐇𝐄 𝐀𝐂𝐓𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐏𝐀𝐈O Município do Dombe Grande, acolheu nesta quarta-feira (...
20/03/2025

𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐈́𝐏𝐈𝐎 𝐃𝐎 𝐃𝐎𝐌𝐁𝐄 𝐆𝐑𝐀𝐍𝐃𝐄 𝐀𝐂𝐎𝐋𝐇𝐄 𝐀𝐂𝐓𝐎 𝐏𝐑𝐎𝐕𝐈𝐍𝐂𝐈𝐀𝐋 𝐃𝐎 𝐃𝐈𝐀 𝐃𝐎 𝐏𝐀𝐈

O Município do Dombe Grande, acolheu nesta quarta-feira ( 19/03), o acto provincial do Dia do Pai, presidido pelo pelo Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infraestruturas, Adilson Gonçalves, em representação do Governador Provincial, Manuel Nunes Júnior.

Adilson Gonçalves chamado a intervir no acto disse que, o país e a província em particular, comemora mais um dia dedicado a todos os pais, visando homenagear essa figura paternal.

O Vice-governador referiu que o conceito de Pai é bastante amplo e não se restringe apenas a uma pessoa que pai biológico.

“Pode também ser designado a um Pai adotivo, de criação, ou por afinidade, apesar de não ter gerado o seu filho, não deixa de ser um Pai”, frisou o responsável.

Durante o acto promovido pelo gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género, que comemorou-se sob o lema "Meu Pai, meu Herói", foram homenageados algumas figuras paternas.

O dia 19 de Março é uma data especial dedicada ao Pai e visa reconhecer e homenagear a importância da figura paterna na sociedade.

O acto contou com a presença da esposa do governador provincial Maria Emília Nunes, membros do governo, Administradores Municipais, entidades religiosas e tradicionais

12/03/2025

MOMENTOS DO ACTO PROVINCIAL DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Recebi o convite do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, para fazer parte da actividade al...
11/03/2025

Recebi o convite do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género, para fazer parte da actividade alusiva ao dia da Mulher no dia 08.03, confirmei presença, porém não pude me fazer presente a horas, peço desculpas mais uma vez , cheguei no final da actividade, por conta de compromissos que havia marcado com clientes e que se estendeu mais do que estava a espera.

Tive a honra de ser uma das 50 Mulheres que foram homenageadas no dia, embora não estivesse presente no momento... na lista das homenageadas constavam um leque de Mulheres que eu cresci a ouvir falar e a admirar os seus feitos na sociedade, cada uma nas mais diversas áreas do saber- saber, saber fazer e estar ... impactaram e impactam de forma positiva , agregam valor e elevam aquela máxima "Mulher pode tudo e ocupa o lugar que quiser... Porém enquanto Mulheres de princípios e valores, nem tudo convém é claro! Nem em sonhos eu ia imaginar um dia fazer parte desta lista... Que honra, que felicidade, afinal há sempre alguém a contemplar os nossos passos, mesmo sem que tenhamos noção... quando fazemos bem, o reconhecimento por si só um dia vem... Certamente que as homenageadas foram escolhidas em representação de muitas das que a nossa sociedade dispõe, Mulheres, Mães, Profissionais ( nas mais diversas áreas), empreendedoras e com demais actividades, que diariamente se predispõem a ultrapassar desafios, que correm atrás do que acreditam, criam as suas oportunidades, que se dedicam a ser a melhor versão de si, que arregaçam as mangas e fazem acontecer! Que levantam outras Mulheres...

O sentido de ser Mulher para mim reside no facto de não me limitar diante daquilo que a sociedade impós como limite e aquele rótulo de culpa quando algo corre mal, sem precedentes e defesas " Só podia ser Mulher " ... Sim, somos Mulheres e capazes de conquistarmos o que acreditamos e corremos atrás, somos Mulheres e cada uma tem o seu valor e importância... somos Mulheres e sozinhas somos pétalas mas juntas somos Rosas , somos Mulheres e podemos dar a mãos as outras e sermos grandiosas. Somos Mulheres e somos independentes, livres e capazes !
Está de Parabéns o Gabinete Provincial da Acção Social Família e igualdade do género por todo o trabalho que vem desempenhando, pela linda actividade, a Directora Carla Will pela iniciativa de enaltecer/ homenagear as Mulheres em um dia especial e dedicado a elas.

Que todos os dias cada uma de nós Mulheres não nos limitemos a sonhar e a acordar para realizar, que possamos nos cuidar e nos amar ... que reconheçamos a nossa força e relevância nesta sociedade que muito espera de nós e que acreditemos que sim, que pudemos mudar as coisas ao nosso redor.

Relatos de uma Mulher homenageada no dia 8 de Março

MAIS DE CINCO MIL MULHERES PARTICIPARAM DO ACTO PROVINCIAL DO 8 DE MARÇOMais de cinco mil  mulheres dos 23 Municípios da...
09/03/2025

MAIS DE CINCO MIL MULHERES PARTICIPARAM DO ACTO PROVINCIAL DO 8 DE MARÇO

Mais de cinco mil mulheres dos 23 Municípios da Província de Benguela participaram neste sábado (08/03), do Acto Provincial do Dia Internacional da Mulher, que decorreu na cidade ferro portuária do Lobito.

O Acto foi presidido pela Vice-Governadora para o Sector Político, Social e Económico, Cátia Cachuco e contou com a presença da esposa do Governador Provincial de Benguela, Maria Emília Nunes.

Na ocasião, a Vice-governadora enalteceu os feitos de todas as mulheres como agentes transformadoras da sociedade e apelou a continuarem empenhadas nas acções que visam contribuir no desenvolvimento e crescimento da Província.

Durante o acto, as mulheres desfilaram e exibiram dança e as potencialidades culturais e naturais das suas regiões, bem como foram homenageadas com Menção Honrosa, pelo seu contributo nos mais variados domínios da vida econômica, social, política, desportiva, artística e religiosa em prol do desenvolvimento da Província de Benguela.

O dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres pelos Direitos equiparados aos dos homens proclamado desde 1977 pela ONU.

GABINETE DA ACÇÃO SOCIAL, FAMILIA E IGUALDADE DO GÉNERO

MAIS DE 300 IDOSOS BENEFICIAM DO RASTREIO DE OPTOMETRIA E OFERTA DE ÓCULOS DE VISÃOSob o lema: Saúde Ocular um Direito p...
02/03/2025

MAIS DE 300 IDOSOS BENEFICIAM DO RASTREIO DE OPTOMETRIA E OFERTA DE ÓCULOS DE VISÃO

Sob o lema: Saúde Ocular um Direito para Todos" em Benguela 333 pessoas com idades compreendidas entre os 40 a 75 anos de idade, beneficiaram de consultas de Rastreio de Optometria Gartuitas e ofertas de Óculos, no âmbito do Projecto de Consultas de Optometria Comunitária*, sob a égide da *Associação Vida Angola AVA-Viver é Servir e da Cristal Óptica em parceria com o Gabinete da Acção Social, Familia e Igualdade do Género.

Durante a abertura da Campanha, a chefe de Departamento do Gabinete Provincial da Acção Social, Elisa Felipe em representação da Directora do mesmo Gabinete, valorizou a iniciativa da AVA-Viver é Servir e da Cristal Óptica, que vai produzindo efeitos positivos aos mais carenciados no que concerne a saúde visual, que concluiu ser "um desafio de todos".

O balanço da campanha foi positivo, considerou o presidente da AVA-Viver é Servir, *Sadoc Alfredo*, atendendo a demanda de pacientes que acorreram ao lar de idosos Lar Ondjo Yeto para o referido rastreio. O líder associativo agradece todo apoio institucional do *Governo Provincial de Benguela, a Rosalina Express, a Direção do Lar Ondjo Yeto* e órgãos de defesa e segurança, que tornaram possível a realização exitosa da referida actividade, outro agradecimento especial doi para os órgãos de comunicação social.

Para o Director Geral da Óptica Cristal, *Elias Artur* é uma acção de responsabilidade social da empresa que se junta a AVA para levar ao país o direito da saúde visual a todos os angolanos que não têm capacidades para fazer rastreio de optometria, e tão pouco conseguem adquirir um par de óculos.

Os beneficiários, agradeceram e desejaram que o gesto continue para outros que necessitam desta acção de filantropia e amor.

Prestigiaram o evento solidário, o Director Clínico do Centro Oftalmológico de Benguela COBA, Dr. *Ernesto Ussengue*, representante do Gabinete Provincial da Saúde de Benguela, *Manuel Kassiano*, Directora do Lar de terceira idade, Ondjo Yeto Dra. *Marquinha David*, que procedeu as honras da casa, membros do Governo Provincial e da Administração Municipal de Benguela.

GABINETE DA ACÇÃO SOCIAL, FAMILIA E IGUALDADE DO GÉNERO

IDOSOS CONTRAEM MATRIMÓNIO NO LAR DA TERCEIRA IDADENo âmbito das comemorações do mês do amor que decorreu sob o Lema: o ...
01/03/2025

IDOSOS CONTRAEM MATRIMÓNIO NO LAR DA TERCEIRA IDADE

No âmbito das comemorações do mês do amor que decorreu sob o Lema: o Diálogo como Base para o namoro”, alinhados aos 50 anos da Independência Nacional, o Gabinete da Acção Social, Familia e Igualdade do Género, encerrou nesta sexta-feira (28/2), a sua jornada com a cerimónia de um casamento entre Idosos.

A cerimónia que foi prestigiada pela Vice-Governadora para o Sector Politoco, Social e Económico Cátia Cachuco, consagrou os Senhores José Gonçalves de 71 e Luzia Sardinha de 68 anos de idade, que vivem no Lar da 3a Idade “Ondjo Yeto”.

O acto contou também com a presença dos outros idosos daquela casa de acolhimento onde puderam testemunhar o momento de forma emocionante, que entre orações e bênçãos, o padre os declarou marido e mulher.

GABINETE DA ACÇÃO SOCIAL, FAMILIA E IGUALDADE DO GÉNERO

Endereço

Benguela

Website

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando Gabinete da Açcão Social, Familia e Igualdade do Género / Benguela publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Compartilhar